sábado, 8 de janeiro de 2011

MegaPhone - Entrevista Digão - 2009

" Raimundos: Missão Cumprida! "

Por Gilza Araújo, especial para o Megaphone

Considero Minority Report um dos melhores filmes de Tom Cruise. Mas o ator, que ficou mundialmente conhecido pelo filme “Ases Indomáveis”, não decepcionou com o sucesso “Missão Impossível”, filme especial para os brasileiros por selecionar para sua trilha a participação de uma das principais bandas do rock nacional: RAIMUNDOS.

Em especial feito sobre sua carreira Tom Cruise declarou que curte mesmo a música underground vinda dos guetos, admira artistas como 2 Pac, Jay-Z e a banda brasileira Raimundos.

Conversar com Digão, atual líder da Banda Raimundos, é uma coisa assim… Tipo ponte-aérea São Paulo-Brasília: a jato. Nada tão glamouroso como os cenários de Hollywood, mas compensador. Como ver um bom filme numa sala vazia e silenciosa ou sobrevoar o Lago Paranoá no Distrito Federal.

Digão, fale da sua trajetória.
Odeio falar de mim!

Você se tornou líder de uma das principais bandas de rock do Brasil, ainda hoje, pois o Raimundos tem toda uma trajetória que faz parte da história do cenário musical em nosso país. Como você, que é um músico multidisciplinar, equilibra esse lado “empresarial”?
Comecei a cuidar da banda assim que o Fred saiu. Já era uma coisa que há muito tempo eu almejava, pois não gosto de fazer o que eu não quero. Passo a semana no meu escritório vendendo shows e no final de semana vou tocar! Não acho cansativo, gosto de ver a banda nessa linha ascendente e nada melhor que ela fique aos olhos do dono. A gente cresce junto e me sinto uma pessoa muito mais segura com essas responsabilidades no meu colo.

Como é esse caldeirão criativo da banda, que mistura vários ritmos brasileiros ao rock?
É uma coisa doida que você nem imagina o tanto que é… (risos) Nem eu direito! Só sei que sai coisas legais disso.

Conta pra gente como foi isso de tocar bateria e depois passar para a guitarra? Como foi enfrentar esse problema de audição?
Na época foi triste, pois larguei a música por quase três anos, que foram os piores da minha vida. Sentia-me um nada! Fui podado do que mais gostava de fazer. Com o tempo percebi que o “Tinitus” não era uma coisa só minha e sim de todos os músicos! Aprendi a me preservar com protetores auditivos e levo a vida numa boa, convivo muito bem com a minha condição.

Você se considera um homem realizado no que diz respeito ao âmbito profissional? Você começou moleque, e na brincadeira já se imaginava fazendo tanto sucesso?
Tenho muito orgulho do que conseguimos! O que o Raimundos fez ninguém conseguiu chegar nem perto. Eu não saí de casa pra ser pouco, sempre desejei com força e fiz a minha parte com honestidade. O sucesso foi uma conseqüência dessa verdade que existe até hoje.

Eu acho você um profissional bem objetivo, algo incomum entre maioria dos artistas. Nas conversas que tive com você, percebi um profissional bem cartesiano, centrado, fácil e gostoso de relacionar. Como é sintonizar na loucura e botar a criatividade pra fora?
Olha, sempre fui rebelde e comedido ao mesmo tempo: céu e inferno! Durmo no meio do barulho! Acho que é uma característica do meu signo. Sou muito correto com as pessoas e com os negócios, acredito que assim tudo funciona. Fazer música é um hobby. É uma coisa divertida e desafiante! Deve ser por isso que sai coisas que as pessoas gostam (risos).

Estamos num momento político bem interessante, onde a mulher toma as rédeas cada vez mais na sociedade. Lembrando do mega-sucesso de vocês, “Mulher de Fases”, música que eu adoro. Como você sente a participação da mulher hoje na música. E o que você valoriza numa mulher do ponto de vista pessoal?
Adoro a participação das mulheres na música, sou fã da Madonna, Beyoncé, Pat Bennetar, Gogo’s, enfim, uma voz feminina soa muito bem em nossos ouvidos! Eu valorizo principalmente a independência, a mulher que curte dinheiro, mas o próprio dinheiro! Que trabalha e gosta do que faz, essa com certeza estará com alguém só pelo amor mesmo! Odeio mulher encosto.

Eu curto muito o hit dos Raimundos ‘Give My Bullet Back’, incluso na trilha sonora do filme “Missão Impossível 2″. Como foi essa experiência com cinema e com produtores internacionais?
Não tivemos algum contato com os produtores do filme, tudo foi através da nossa própria gravadora. Mas foi muito bacana ser escolhido pelo próprio Tom Cruise! Cruzes… (risos)

Rodolfo, assim como outros artistas, trocou o rock por um caminho religioso, como você enxerga esse fato?
Seguir um outro caminho é o direito de cada um, mas sacrificar a carreira de outras pessoas sem aviso prévio não condiz com o que é correto e de Deus.

Isso criou algum abalo junto aos fãs da banda?
Sim, até hoje os fãs não entenderam, e pelo que me parece, o Rodolfo não vai explicar a verdade tão cedo.

Quais as novidades da banda?
Estamos numa turnê muito bacana e acredito que um DVD Ao Vivo será a melhor coisa a se fazer por agora.

Você acha que com o advento da internet ficou mais fácil dos fãs terem acesso ao som que escolhem? Quais as estratégias da banda atualmente para continuar se divulgando?
A Internet é o vingador da boa música. Com o tempo as pessoas estão escutando só o que gostam e cada dia mais isso crescerá. A rádio ainda é uma ‘empurradora’ de porcarias, então estamos em transição para esse novo mundo que está por vir.

Quais as expectativas para o ano de 2010?
Muitos Shows! Shows! E Shows!

Como é que é viver em Brasília, a capital do país, que respira política, mas também tem um lado ecológico e esotérico fortíssimo?
Pois é, pra quem vive aqui a ‘Brasília da Política’ é um outro mundo, que não pertence ao meu mundo! Eu não respiro política, odeio os corruptos que vem de outros estados roubarem e pôr a culpa na gente que é daqui. Brasília é um lugar lindo, cheio de natureza e muita energia boa! Todo brasileiro precisa vir conhecer pra sentir e entender, falar é pouco pro tanto que é bom viver aqui.

Barack Obama. Como você sente a proposta desse jovem executivo que adora música?
Ele esta há pouco tempo no poder, prefiro dar tempo ao tempo pra ver o que vai acontecer, mas como um bom otimista, desejo que ele faça a diferença pra que todos mudem, pois o USA é exemplo pro mundo, né? Bom ou ruim os países se espelham na América.

Ótimas bandas do Brasil surgiram em Brasília: Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, entre outras. O que será que tem nessa terra que brota tanta banda underground que vira sucesso?
Tem é falta do que fazer (risos). Mas isso mudou e vejo poucas coisas boas acontecendo aqui no cenário musical que me agrade de verdade.

Alguma previsão de show em São Paulo?
Dia 19 de dezembro, com os Velhas Virgens, no O Kazebre Rock Bar, na Zona Leste!

Qual a tua maior emoção como artista? Algo que você se sente feliz ou que você viveu e que te trouxe alegria?
Minha maior emoção é até hoje é estar com a casa cheia e as pessoas vibrando com o meu show…

Se você não fosse músico você seria o quê?
Nada. Nunca fiz nada fora da música que prestasse.

O que você gosta de ouvir para relaxar, num momento de intimidade?
Gosto de John Frusciante! Amo o trabalho solo dele, é a melhor trilha sonora para relaxar à beira-mar!

O que você gostaria que lhe perguntasse que ainda não perguntaram em entrevistas?
Não faço idéia, adoro ser surpreendido com perguntas inusitadas.

Algo mais?
Você é quem sabe!

Obs. Caso alguém queira repassar a matéria não há problema algum, basta citar o Bau do Raimundos como fonte. Obrigado por ajudar a divulgar nosso trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger