quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Revista "QQ ROLA" (Campinas-SP) - Canisso



Numa entrevista nada convencional, Canisso, Baixista dos Raimundos bateu um papo com a gente e disse na lata um monte de curiosidades da banda, nas próximas páginas vocês vão ficar sabendo das roubadas que esses caras se meteram, o que eles curtem nas horas vagas, o que acham do rock brazuca e da rapaziada de Campinas.

QQ - Vocês estão estourados, esse disco ta tocando muito nas rádios, muito assédio dos fãs e principalmente da mídia. A imprensa ta enchendo o saco? Às vezes pega pesado ou passa dos limites?

Canisso: Ah não. É normal, tipo assim, a gente ta em evidência, aquele momento que todo mundo gostaria de ter, então não tem jeito de reclamar de nada. É só chato a gente ter que responder pela milésima vez, a milésima pergunta: Porquê o nome Raimundos?, Sabe. Tipo aquelas perguntas básicas, mas é normal. O fã que ta com a gente desde o início é que fica meio injuriado. Ele já conhece tudo, já conhece aquelas perguntas. A imprensa é interessante, a gente nota uma certa preocupação dos meios de comunicação mais especializados em buscar outra abordagens, outras paradas. A gente já ta na mídia a um tempo, tem perguntas que a gente já respondeu duzentas vezes. É aquele negócio, é o momento que todo mundo gostaria de tá passando, é uma banda. Quando você faz a banda no primeiro ensaio, aí você pensa: se algum dia a gente fizer sucesso, e isso é o bicho, a ideologia da parte do sucesso é isso.

QQ - O que você faz agora, que você não fazia antes e o que você não faz agora que você fazia antes?

Canisso:Por incrível que pareça nesses ambientes de show eu vou e a galera tem, tipo um carinho especial. Eu pela minha atitude de, de repente Não me deixar abater por isso, to sempre no meio da galera assim não sofro muito com isso quanto o Rodolfo, por exemplo, o Rodolfo é o showman. É muito estranho mesmo, mas eu acho que pela minha própria atitude, de não me sentir afetado de ir aos lugares, ao cinema, ou ir em um show de uma banda que eu gosto, as pessoas me respeitam, a moçada chega na boa. Eu sou uma pessoa super acessível, eu paro sempre pra conversar com qualquer um. Às vezes a gente chega cansado no hotel, entra no quarto e dorme umas quatro horas. Eu já fico me policiando, quando eu vejo a galera na porta do hotel eu vou lá, desço um pouquinho, sabe conversar um pouco, dar uns autógrafos, não custa nada. É muito interessante saber a opinião do público, sempre rola uns palpites muito interessantes, é muito legal. Mas o que eu faço antes que eu fazia antes que eu não faço depois, deixa eu ver... Eu acho que eu parei foi de comprar roupas, agora eu ganho as roupas, sei lá, eu nunca me toquei muito com essas parada de roupa e tal, então agora que eu ganho é melhor ainda.

QQ - Que bom né cara, que você conseguiu preservar sua intimidade?

Canisso: Eu tenho esse negócio porque a gente tem um lema no Raimundos que é o seguinte: o Raimundos são apenas a continuação do público dele em cima do palco, a gente é, tipo, uma parte daquela galera ali, É aquela história você tem que manter um padrão, não adianta agora a gente querer dá uma de pagodeiro otário, começar a usar terninho, sabe?

QQ- Essa zoação que vocês fizeram foi uma parada legal. Os pagodeiros levaram pro lado pessoal?

Canisso: Não, não, muito pelo contrário. No último show da gente no Metropolitan adivinha quem tava lá e que foi cumprimentar a gente no camarim? O Belo do Soweto, é massa, o Rodolfo tomou o maior susto!

QQ - Eu vi vocês participando daquele quadro "quem sabe mais", no planeta Xuxa e parecia que o vocalista do Karametade fazia questão de ganhar pra mostrar que era melhor. Parecia que ele teve bastante preocupado em provar alguma coisa, você não achou?

Canisso: É e eles nem ganharam, quem ganhou foi a gente, só que a regra do programa era diferente da parada da MTV, na parada da MTV você falava a resposta e já valia, naquele ali não.

QQ - Eles tavam colando, né? (muitos risos)

Canisso: É , tinha que bater e falar a resposta, e a gente falava as respostas antes, os caras colavam e batiam. (RISOS). E caiu umas paradas que eu nunca ouvi falar, Julio Iglesias, aí é fogo!

QQ - Você tava falando que o Rodolfo tem mais assédio, mas é você que é o porta voz dos Raimundos...

Canisso: Não fala isso pelo amor de deus!. Não existe essa de porta voz. Eu tenho mais facilidade, acho que é por causa da minha formação, sei lá..., Lá em casa todo mundo é advogado e tal, eu fiz até o quinto semestre de direito, mas é besteira, sei lá, eu tenho uma dialética melhor ( risos). Mas não tem essa, todas as opiniões tem o mesmo peso, não tem essa de porta voz, um fala pelos outros, é coisa meio de atribuições, foi como eu falei na Marilia ( Gabriela), cada um tem uma função meio que premeditada, o Fred mexe com essas paradas de contrato, de empresário, valores e tal, Então lê já sabe o que é melhor pra banda nessa parte, o Digão já tem uma parada de criatividade musical, assim ele manda muito bem com os dedos nas cordas, riffs, tocar uma música, titrar um negócio, é com ele.

QQ - Você acha que é um peso ser o ídolo da galera?

Canisso: Não, que eu não me considero ídolo de ninguém. Eu mesmo não tenho ídolo, só tenho um ídolo maior que é Deus. Eu acho que os homens são inferiores a Deus.

QQ - Mas você tem que reconhecer que a galera se amarra em vocês, e os Raimundos são ídolos de muita gente...

Canisso: É, inclusive tem uma moçadinha que se espelha na gente bastante, é tipo uma coisa complicada na fama, de repente você tem que começar a se policiar, tem muita gente que se espelha em você, nas suas opiniões, nas suas atitudes e tal, mas é aquela história, eu não to aqui pra tomar as dores do mundo, é meio estranho, a gente tem que tomar certos cuidados, no episódio do Mamonas a gente herdou naquela época um público de molecada e era meio estranho, de repente a gente falava pra caramba de temas polêmicos drogas,sexo, e , de repente, começava a ver uns fãzinhos dede 6,7 anos sabe? É uma coisa assim que mexe um pouco com a cabeça, então tem que se encontrar,, a gente tem uma coisa muito certa, é que a gente é do bem, então as letras são meio contundentes, mas todas elas tem uma orientação muito positiva.

QQ - Conta pra gente a última situação engraçada que rolou com vocês.....

Canisso: Agora? Assim? Engraçada? Ah, engraçado foi agora, a gente foi dar um show em arraial d’ajuda, ai o som veio parando assim ( imita um motor parando), sabe quando vai acabar a pilha? Aí parou o som do palco, só ficou o microfone,a acabou a iluminação acabou , aí o Rodolfo foi lá contar uma piada muito engraçada, aí foi manêro, foi engraçado...

QQ - O quê vocês fazem nas horas vagas?

Canisso: Com certeza, rola um surf, quando dá, quando a gente faz um bate e volta. O Rodolfo tá lá no litoral com certeza, já vai direto pro show, a gente, sei lá, já se adaptou com a vida na estrada e a gente procura levar um pouco da casa da gente e tenta encontrar um pouco da casa da gente em cada lugar.

QQ - Eu imagino que seja uma correria muito grande, tem que atender todo mundo, não é só fazer show...

Canisso: É aquela história, tem que estar com um sorriso 24 horas no rosto, se não acham que você tá mal humorado e neguinho fala: "ih, aquele cara ai’, nunca mais compro o disco dele..."

QQ - Vocês já tocaram de surpresa em algum lugar?

Canisso: É já rolou um lance assim: a gente vinha voltando de São Paulo, eu zé ovo, Rodolfo e o Digão,, e tipo assim, a gente parou em São Carlos pra ficar no apartamento da família do Zé Ovo e tal, e a gente saiu pra rangar e tava rolando um show,a gente entrou e tava rolando um show sem ninguém conhecer, tocou e a galera se amarrou e tipo assim sem ninguém saber de nada...

QQ - De surpresa?

Canisso: É foi de surpresa, há oito anos atrás, tipo a gente parou, tocou, foi muito engraçado, hoje em dia a estrutura é muito diferente, graças a Deus a coisa cresceu, pô, e quando a gente foi pra tocar em Campinas...

QQ - Quê rolou?

Canisso: Pôxa, Campinas foi o bicho, é sempre legal, acho que a gente foi tocar umas três vezes ou mais.

QQ - A rapaziada de Campinas gosta muito de vocês...

Canisso: E a recíproca é foda, quando a gente foi dormir no DCE da unicamp, manja? naquela casa, naquela bocaína de fazenda que tinha lá, enorme , antigo pra caramba, saca umas parada assim na beira da ferrovia? A menina que foi buscar a gente foi com uma quantum, puta esquentou o motor, a quantum ferver no meio da noite, naquelas estradas seculares daí, saca estradinhas de terra, pois é, gente ficou hospedado aí pra tocar no Juntatribo na Unicamp e a gente focou nessas fazendas que era dos anos 30 ou 40, uma coisa bem antiga.

QQ - E como foi o Juntatribo?

Canisso: Puta, muito louco, a MTV acompanhou assim, por coincidência o que rolou, acho que foi o primeiro pontapé na carreira dos Raimundos, então a gente tem uma ligação muito forte com o pessoal de Campinas pelo fato de Campinas ter dado um pontapé inicial na carreira da gente dentro de São Paulo. A gente tocou com Firebirds, Safári Burguer... que mais , em um monte de banda maneira que ainda tão na parada, quer ver? Muzzarellas...

QQ - Você acha que é mais difícil pra galera do rock, pelo fato de não ter espaço pra divulgar seu trabalho?

Canisso: É, o lance do rock é esse, o rock tem que ir pelo lado mais duro, você precisa ter força pra romper os padrões e só vai conseguir essa força sofrendo discriminação , entendeu?

QQ- Como você vê o futuro do rock no Brasil?

Canisso: Se liberar, ficar muito na mídia, ele suaviza, vira pop, é o caso dos Titãs, pra eles conquistarem um público de 2 milhões de cópias tem que suavizar, tem soar pop rock, aí já não é mais rock, é tipo assim, aquela linha tênue que separa o sucesso do ridículo (risos), e esse é o grande perigo do sucesso, pra mim, vale muito mais 200 mil, 300 mil cópias que compraram do nosso disco no decorrer de cinco anos, do que 1 milhão que compram num mês...

QQ - É seu público fiel, se você fizer um trabalho que não agrada, seu público não vai comprar, é o caso do Metallica, depois do Black Álbum eu não comprei mais...

Canisso: Não comprou? Eu acho legal, eu comprei todos, até o black álbum (risos), e os outros dois eu ganhei de um locutor de rádio, mas o último se eu não tivesse ganhado, não ia comprar, pra você ter uma idéia...

QQ- Você gosta bastante de Metallica?

Canisso: Adoro!

QQ - Quais bandas que você mais gosta?

Canisso: De coração? Assim? Metallica, Suicidal, ah, tem muitas...

QQ - Canisso valeu por mais essa entrevista, você é muito gente fina!

Canisso: Que nada! Anota aí o endereço da nossa home page pra você botar na matéria: www.rockdemo.com/raimundos , é a home page oficial, com data de shows, fotos e matérias...

Creditos: Antigo Site Raimundomaniaca...

Obs. Caso alguém queira repassar a matéria não há problema algum, basta citar o Bau do Raimundos como fonte. Obrigado por ajudar a divulgar nosso trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger